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+ Saúde "Trate-se com Alimentos"

 

TRATE-SE COM ALIMENTOS

Aumente o bom colesterol

 

O colesterol HDL é chamado muitas vezes de “colesterol bom”, mas a verdade é que é excelente: quando mais alto for o valor do HDL, menor é probabilidade de sofrer de doenças cardíacas. As estatinas (inibidores de colesterol) não são particularmente eficazes na produção de HDL, mas felizmente novas pesquisas podem aumentar o colesterol bom comendo os seguintes alimentos:

 

Chocolate Preto – Num estudo recente, um grupo de voluntários que comeu 100 g de chocolate preto por dia (com 70% de cacau) durante uma semana subiu o nível de HDL em cerca de 9%. Claro que é uma dose exagerada (contém 550 calorias), mas Paul A. Gurbel, médico no Hospital Sinai, em Baltimore, e co-autor do estudo, defende que comer uma dose menor (15g por dia), mas por um período maior de tempo, também ajuda.

 

Salmão – O nível de HDL subiu 4% em adultos que comeram 150g de salmão por semana durante semanas, de acordo com um estudo da Universidade Loma Linda, na Califórnia. Outros peixes gordos, como cavala, arenque ou sardinha, oferecem os mesmos benefícios.

 

Frutos Silvestres – Não precisam de ser frescos, apenas em quantidade: o nível de HDL sobe 5% quando se ingere uma taça de frutos silvestres por dia durante 8 semanas.

 

Ovos – Adultos saudáveis que comeram um ovo inteiro por dia durante doze semanas viram o seu HDL aumentar 48%, segundo um estudo feito na Tailândia. Os ovos são ricos em lecitina, que faz aumentar o HDL. 

Janis Graham – Selecções Reader’s Digest

+ Saúde "Vantagens do Exercicio"

 

VANTAGENS DO EXERCICIO

Sue durante um bocado e depois mergulhe em boas sensações durante horas. Esta é a mensagem de um estudo apresentado na reunião anual do colégio americano de medicina desportiva. O estudo sugere que os benefícios do exercício e a sensação de bem-estar prolongam-se 12 vezes mais do que inicialmente se pensava. Pesquisas anteriores descobriram que os efeitos positivos do exercício durante cerca de 1 hora – não muito mais tempo do que o que leva a secar o suor. Mas numa investigação da Universidade de Vermont, depois de um grupo de homens e mulheres terem pedalado durante 20 minutos, verificou-se que o bem-estar permaneceu durante meio dia tanto naqueles que nunca gostaram de fazer exercício, como nos que se aventuram a sair do sofá pela primeira vez, diz o investigador Jeremy Sibold.

 

Beth Howard – Selecções Reader’s Digest

+ Saúde "Mais Gordura Queimada"

Melhor pequeno-almoço + exercício = mais gordura queimada

 

Mude o tipo de hidratos de carbono que come logo de manhã e poderá queimar o dobro de gordura durante o exercício físico que fizer a seguir, segundo um estudo da Universidade de Nottingham, Inglaterra. O estudo demonstrou que atletas em plena forma maximizavam a queima de gordura no corpo quando mudavam os hidratos de carbono que ingeriam – este estudo, feito também em pessoas recém iniciadas no exercício, demonstrou que qualquer um de nós pode obter o mesmo benefício. E ainda traz um bónus: vai sentir menos fome ao longo do dia quando comer um pequeno-almoço correcto. O segredo: escolher hidratos de carbono cuja digestão seja mais lenta, ou seja, os menos refinados e que sejam mais ricos em fibra, em vez dos que o seu organismo vai transformar rapidamente em energia.

 

EM VEZ DE

COMA

Flocos de milho, arroz, trigo, farelo com passas

Cereais com fibra e morangos ou pêssego

Bolo ou pão branco com fiambre

Pão de mistura com manteiga vegetal

Papa de farinha de trigo com açúcar

Aveia com frutos vermelhos

Massa pré-congeladas (tipo waffle) com aromatizantes

Um ovo, uma tosta de trigo e uma maça

      

 

Janis Graham – Selecções Reader’s Digest

CAMPANHA DE RECOLHA DE MEDULA ÓSSEA

CEDACEA ADCRA de Viadal pretende divulgar e promover a campanha de recolha de medula óssea em parceria e, no seguimento da política de responsabilidade social, da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

  

Esta iniciativa tem o apoio do Centro de Histocompatibilidade do Norte e pretende consciencializar toda a população de que um simples gesto pode salvar uma vida.

 

Neste primeiro acto basta doar uma pequena amostra de sangue para testar a compatibilidade.

 

Trata-se de um dever de cidadania contribuir para uma causa desta natureza e, assim sendo, a ADCRA de Viadal revê-se na total entrega e disponibilidade em promover uma iniciativa deste género pela sua família (associados ou não associados, simpatizantes e amigos) recolhendo, para já, a pré-inscrição de potenciais interessados e enviá-la para a Câmara Municipal de Vale de Cambra. Esta instituição divulgará a campanha que irá decorrer nas suas instalações, na sede do concelho, em data a anunciar oportunamente.

 

Se tens entre os 18 e 45 anos e estás interessado em participar, pedimos para já que demonstres o teu interesse, realizando a tua pré-inscrição para a recolha da pequena amostra de sangue, enviando-nos uma mensagem através de e-mail ( This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ) ou contactando-nos pelo nº 91 822 68 68 (voz ou sms), referindo apenas os seguintes dados:

 

Nome (completo)

Morada

Contacto

Idade

 

Ao demonstrares intenção para contribuíres e participares nesta iniciativa, serás posteriormente contactado para divulgação de data.

 

AJUDA-NOS A AJUDAR E DIVULGEM PELOS VOSSOS AMIGOS E FAMILIARES!

 

"A quem o sofrimento pessoal é poupado, deve sentir-se chamado a diminuir o sofrimento dos outros."

Fonte - Memórias de Infância e Mocidade

Autor – Albert Schweitzer

 

 

A Direcção,

ADCRA de Viadal

 ADCRA de Viadal

 

Uma iniciativa e/com apoio de:

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